sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Planejamento...

Após alguns anos (seriam décadas) nisso de viagens, por mais que se seja uma eterna iniciante, acaba que precisamos desenvolver alguns métodos de organização para garantir o menor numero de imprevistos possíveis, bem como fazer a viagem mais econômica. Sim, bem econômica, afinal, ainda não descobriram esse meu talento nato para o turismo e não resolveram me patrocinar para ver as belezas do mundo (ainda!).
Então, desde a tenra idade aprendi que a forma de se economizar mais numa viagem, sem passar pro imensas privações, seria preparar tudo com a máxima antecedência, inclusive a compra de bilhetes aéreos e estadias, bem como ter um esboço e prévio conhecimento do que se vai visitar.
Ganha-se em tempo, perde-se em sustos e maximiza o dindim.

Convenhamos também, eu com esse tempo todo tentando viajar, fico até intimidada de comprar um pacote pré-pronto e com o ágio tradicional das agências de turismo.

Provavelmente você que veio até aqui ler isso, não deve ser nenhum iniciante no assunto e já deve ter seus macetes e preferencias para o planejamento das viagens. Portanto, o que compartilho aqui é apenas o “meu jeito” de fazer as coisas, e estou sempre aprendendo novas dicas e buscando maneiras de maximizar o passeio minimizando os gastos (comentários são sempre bem-vindos).

Assim sendo, compartilho aqui os pontos principais que levo em conta na hora de começar a planejar uma viagem. Esses pontos são importantes para mim quando se trata de:
  • a)    Uma viagem que vá durar mais que 3 dias para um destino inédito; ou
  • b)   independente do numero de dias, viagem internacional.
Há que se ter controle dos dias, para não perder tempo, e controle do câmbio, para não se afundar mais que o esperado em dívidas.

Para construir este controle, faço uma planilha simples do excel para cada período pretendido. A primeira foi meio no adiciona e deleta, mas feito algumas, já tenho um modelo base que só reformato de acordo com as peculiaridades de cada viagem.

A ideia era anexar a planilha aqui, mas como não achei essa opção e to sem conta em serviço de compartilhamento de arquivo, fico na dívida de adicionar ela num futuro próximo.

A minha planilha ‘base’ sempre é feita com o mês(es) que pretendo viajar. Ajuda no caso de ser uma viagem multi-destinos, para visualizar quantos dias serão em cada destino bem como as datas de deslocamentos (ou seja, dias semi-perdidos).
Então, o que faço é pegar um desses modelos de calendário do excel (as células facilitam as operações  matemáticas) com um espaço em cada dia, e distribuir o(s) destino(s) pelos dias da planilha. Dessa forma, é possível sentar com o parceiro (ou demais pessoas que irão participar da viagem)  e verificar se os dias parecem suficientes para o que se pretende conhecer necessariamente, e se contempla um período de ócio (ou não) em cada cidade. Segue a gosto do freguês.


Dessa vez, a viagem da vez que to planejando é a viagem de férias pela Califórnia e Nevada (Vegas e Grand Canyon). Então além do calendário base, tem uma aba com um mapinha dos EUA como referencia, para o caso de querer inserir alguma cidade não prevista no roteiro, avaliar a distância e tal. Coisa de quem adora viajar mas matou todas as aulas de geografia no colégio.


Dado o calendário e o mapa, vem a parte mais chata e detalhada do planejamento... A aba da planilha que só tem letras e números (e que números!).
Nessa aba, que vai definir em grande parte os rumos da viagem.
Essa parte da contabilidade inicial se resume ao que pode ser previsto em uma viagem:
Passagens aéreas
Passagens de trem/ônibus
Hospedagem
Locação de carro
Estimativa de despesa diária.


Com base nessa aba de contabilidade, é possível ter uma visão da despesa aproximada da viagem (há que se ter o cuidado de sempre arredondar os valores para cima – o que sobra sempre vai em souvinirs) .

Uma vez feito esse esboço inicial, passamos ao trabalho prático de “popular” esses dados da aba contábil com os valores reais que se consegue.
Após a reserva das passagens, escolha dos hotéis, reservas de carro e definição de dias.

Costumo fazer uma estimativa limite para os gastos com alimentação, combustível etc. Uso como base o valor usado pela minha empresa no per-diem, mas que se mostrou muito adequado para uma viagem com o mínimo de conforto. A ideia é sempre gastar menos que esse valor, mas serve como uma ideia e cobre possíveis imprevistos.
Sugiro com base em viagens anteriores, fazer a sua estimativa e ver qual o valor ideal para suas necessidades.

Essa parte apesar de mais aborrecida, é a mais importante, principalmente para os que, como eu, gostam de viajar, independente da condição sócio-econômica ;) Isso é, permite avaliar quanto de empréstimo é necessário na volta.

Atenção: não estou fazendo apologia ao endividamento! Cada um sabe o buraco em que se enterra.

Num post futuro, vou ver se coloco algumas dicas que uso para me guiar na hora de escolher um hotel num destino desconhecido.


P.S> Aproveitando a oportunidade... quer viajar mas ta com preguiça de planejar? Me coloca um comentário ou manda um email. Terei prazer em planejar/sugerir os 5 primeiros roteiros requisitados.

2 comentários:

  1. Oi Jú,
    Adorei e concordo com seus Plns de viagem. Gostaria de ser assim tão meticuloso. Sou detalhista,confesso,porém não tão meticuloso como vc.
    Gosto de fazer viagens exploratórias internacionais,mas sempre tenho a linha mestra do ponto A ao ponto B :
    - Reservas de hospedagem fixa no primeiro e último dia da viagem.
    - Opções de lugares para hospedagem e suas alternativas,para servirem durante a viagem.
    - Distâncias e previsão de horas para percorrê-las.
    - telefone funcionando.
    - Sites de hoteis
    - Reserva de USD 100 por dia de viagem(Mercado,gasolina,comes e bebes,etc)
    - Não ter pressa. Apreciar novidades com lerdeza. Desde um por do sol até uma comidinha.
    - Estar preparado para o inesperado e curtí-lo.
    - Conversar o máximo possível com os locais. Eles é que vão dar as melhores dicas prá tudo.
    ......
    Vc tá planejando CA, AZ e NV ? Legal. Estive por esta região por 32 dias. (Final de 2010 e início de 2011) Refiz uma trip que de 1997 só que agora com mais detalhes das coisas que já conhecia e acrescentei mais um monte de coisas. Foram um pouco mais de 7200 KM rodados.
    Ainda estou com as coisas frescas na cabeça caso queira alguma indicação.
    Um grande abraço
    Rapanelli

    ResponderExcluir
  2. Rapa, obrigada pela visita :))) entao, to querendo fazer a Big Sur de SFO para Los Angeles, e de lá uma perna para Vegas. Ainda não ta definido. Te escrevo depois para pedir as dicas. []s

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)